Ultiimas:

                       TECIDOS CONJUNTIVOS E SUAS PATOLOGIAS

Artrite Reumatóide

Artrite Reumatóide

                                                     
A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés. A artrite reumatóide afeta o revestimento de suas articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular.
Uma doença auto-imune, a artrite reumatóide ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente os tecidos do seu próprio corpo. Além de causar problemas de articulações, a artrite reumatóide, por vezes, pode afetar outros órgãos do corpo – tais como pele, olhos, pulmões e vasos sanguíneos.
Embora a artrite reumatóide seja mais comum em pessoas entre 35 e 55 anos, ela pode acontecer em qualquer faixa etária, da infância à terceira idade. A doença é mais prevalente entre mulheres, sendo de quatro a cinco vezes mais comum no sexo feminino. Ocorre em cerca de 1% da população, ou seja, uma em cada 100 pessoas pode ter a doença.


A causa da artrite reumatóide é desconhecida. É uma doença auto-imune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano. Infecções, genes, mudanças hormonais e fatores ambientais, como o cigarro, podem estar relacionados com a doença.
A artrite reumatóide pode iniciar com apenas uma ou poucas articulações inchadas, quentes e dolorosas, geralmente acompanhada de rigidez para movimentá-las (artrite e sinovite). Isso ocorre principalmente pela manhã e que pode durar horas até melhorar.
Artrite corresponde à inflamação de algum dos componentes da estrutura articular (cartilagem articular, osso sub condral ou membrana sinovial). Sinovite é a inflamação da membrana sinovial, uma estrutura que envolve a articulação por dentro. E, geralmente, se manifesta por vermelhidão, inchaço, calor, dificuldade de movimento e dor. O cansaço (fadiga) também é uma manifestação frequente.
Artrite reumatoide tende a afetar as articulações menores em primeiro lugar - especialmente as articulações que unem os dedos para as mãos e os dedos dos pés. Conforme a doença progride, os sintomas muitas vezes se espalham para os joelhos, tornozelos, cotovelos, quadris e ombros. Na maioria dos casos, os sintomas ocorrem nas mesmas juntas em ambos os lados do seu corpo. As mãos são acometidas em praticamente todos os pacientes.
Fique atento:
  • Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações
  • Rigidez matinal, que pode durar horas
  • Caroços firmes de tecido sob a pele em seus braços (nódulos reumatoides)
  • Fadiga, febre e perda de peso.
Sinais e sintomas de artrite reumatoide podem variar em termos de gravidade e podem ser intermitentes (aparecer e desaparecer). Períodos de maior atividade da doença, chamados crises, se alternam com períodos de remissão relativa - quando o inchaço e a dor desaparecem ou ficam menos frequentes.

Diagnóstico e Exames


Quando você discutir seus sintomas com o médico, ele ou ela pode encaminhá-lo para um reumatologista, que é um especialista no tratamento de artrite e outras condições inflamatórias, para uma avaliação mais aprofundada. Você pode chegar ao consultório com uma lista contendo alguns tópicos importantes, como:
  • Descrições detalhadas de seus sintomas
  • Informações sobre problemas de saúde que você teve no passado
  • Informações sobre os problemas de saúde de seus pais ou irmãos
  • Todos os medicamentos e suplementos dietéticos que você toma
  • Perguntas que você quer fazer ao médico.
O seu médico pode pedir algumas das seguintes perguntas:

  • Quando os sintomas começaram?
  • Eles sofreram alterações ao longo do tempo?
  • Que articulações são afetadas?
  • Quais atividades tornam seus sintomas melhores ou piores?
  • Seus sintomas interferem nas tarefas diárias?

0 comentários:

Copyright © 2014-FAINOR FACULDADE: Histologia do Cuidar