Ultiimas:

                       TECIDOS CONJUNTIVOS E SUAS PATOLOGIAS

Raquitismo

  • Introdução/etiologia


 é uma enfermidade que surge após um processo de mutação experimentado pelos ossos infantis, ainda em desenvolvimento, decorrente da ação incorreta de substâncias minerais no campo ósseo. Esta modificação deixa os ossos das crianças mais frouxos e, portanto, frágeis, o que pode causar lesões e deformações.
  • Diagnóstico/sinais e sintomas

Os sintomas mais comuns desta doença são ossos dolorosos; afecção dos dentes; fragilidade dos músculos; maior inclinação às lesões ósseas; deformações esqueléticas; problemas no crescimento; baixos índices de cálcio na circulação sanguínea; espasmos dos músculos sem controle algum em todo o organismo; crânio mais frouxo; articulações costocondrais – a costela e sua cartilagem, ou seja, o tecido muscular que a reveste – inchadas; irritação, agitação e muito suor na cabeça; infecções no sistema respiratório, entre outros.
  • Tratamentos/cuidados/prevenção

 O tratamento do raquitismo, bem como sua prevenção, deve incluir exposição à luz solar e o consumo de alimentos abundantes em vitamina D, cálcio e fosfato, tais como óleo de fígado de bacalhau e óleo de fígado de linguado. A dose apropriada desta vitamina também pode ser obtida através dos suplementos alimentares. A melhor escolha é a vitamina D3, mais rapidamente consumida pelo organismo que a D2. A American Academy of Pediatrics, instituição dos EUA, prescreve estes suplementos inclusive para bebês com 2 meses de idade, que ingerem tão somente o leite da mãe, até que eles entrem no estágio de alimentação que inclui um mínimo de 500 gramas de leite com adição de vitamina D por dia.
  • Prognóstico/expectativas

 O distúrbio pode ser corrigido repondo a vitamina D e minerais. Os resultados laboratoriais e as radiografias geralmente melhoram depois de uma semana, mas alguns casos podem precisar de doses maiores de minerais e vitamina D. Se o raquitismo não for corrigido quando a criança ainda estiver em crescimento, as deformidades ósseas e a baixa estatura poderão ser permanentes. Se corrigidas quando a criança é nova, as deformidades ósseas geralmente melhoram ou desaparecem com o tempo.



Fonte:
 http://www.infoescola.com/doencas/raquitismo/ acessado dia 29 de setembro de 2014 às 15:00

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/raquitismo acessado dia 29 de setembro de 2014 às 17:30



0 comentários:

Copyright © 2014-FAINOR FACULDADE: Histologia do Cuidar