Ultiimas:

                       TECIDOS CONJUNTIVOS E SUAS PATOLOGIAS

Osteomielite

  • Introdução/Etiologia

 A Osteomielite é um processo inflamatório agudo ou crônico do tecido ósseo, que acomete o canal medular ósseo e seus componentes, atingindo subsequentemente a camada compacta e esponjosa do tecido, é uma doença produzida por bactérias piogênicas (isto é, produtoras de pus). A bactéria responsável varia de acordo com a idade do paciente e o mecanismo da infecção. Esses agentes causadores (bactéria) chegam ao tecido ósseo de diferentes maneiras: através de infecções originadas em lesões cirúrgicas ou acidentais; através de partes infectadas do corpo que aumentam a sua área afetada, atingindo os ossos; pelo sangue, que pode trazer infecções de outras partes do corpo.
  • Diagnóstico/sinais e sintomas

 A infecção dos ossos é mais frequentemente causada por bactérias, mas também pode ser provocada por fungos ou outros germes.As bactérias podem se espalhar nos ossos oriundas de pele, músculos ou tendões próximos infectados. Isso pode ocorrer embaixo de uma ferida na pele.A infecção também pode começar em outra parte do corpo e se espalhar pelos ossos através do sangue.Uma infecção nos ossos também pode começar após uma cirurgia nos ossos. Esse problema é mais provável se a cirurgia for feita após um ferimento ou se forem colocadas hastes ou placas metálicas no osso.Em crianças, os ossos longos dos braços ou das pernas muitas vezes estão envolvidos. Em adultos, os pés, ossos da coluna (vertebras) e quadris (pélvis) são mais comumente afetados. Dor no osso,Febre,Desconforto geral, inquietação ou mal-estar(indisposição),Inchaço >, vermelhidão e calor no local. Outros sintomas que podem ocorrer com essa doença: Calafrios

Sudorese excessiva
Dor na parte baixa das costas
Inchaço dos tornozelos, pés e pernas
  • Tratamentos e cuidados/Prevenção

 O objetivo do tratamento é eliminar a infecção e reduzir o dano causado ao osso e tecidos circundantes. Antibióticos são usados para destruir as bactérias que estão causando a infecção. Você pode tomar mais de um antibiótico de uma vez. Muitas vezes, os antibióticos são administrados por IV (via intravenosa, o que significa pela veia) em vez de via oral.Os antibióticos são tomados por pelo menos 4 - 6 semanas, muitas vezes por uma via IV em casa. Cirurgia pode ser necessária para remover o tecido ósseo morto se você tiver uma infecção que não desaparece. Se houver placas de metal perto da infecção, elas podem ter que ser retiradas. O espaço aberto deixado pelo tecido ósseo retirado pode ser preenchido com enxerto ósseo ou material de enchimento. Fazer isso promove o crescimento de tecido ósseo novo. No caso da infecção que ocorre após a substituição da articulação, pode exigir a realização de cirurgia para retirar a articulação trocada e o tecido infectado que circunda a área. Pode ser implantada uma prótese nova na mesma operação. Mais frequentemente, os médicos esperam até que a infecção tenha desaparecido. Se você tiver diabetes, esta precisa estar bem controlada. Se houver problemas no suprimento de sangue para a área infectada, como o pé, pode ser necessário realizar uma cirurgia para melhorar o fluxo sanguíneo para tratar a infecção. Com o tratamento, o resultado para osteomielite aguda geralmente é bom. Prognóstico/expectativas e complicações possíveis: A perspectiva é pior para aqueles que têm osteomielite (crônica) há mais tempo. Os sintomas vêm e vão por anos, mesmo com a cirurgia. Amputação pode ser necessária especialmente naqueles pacientes com diabetes ou problemas de circulação do sangue. A perspectiva para os que têm infecção da prótese depende, em parte:          

 Da saúde do paciente
Do tipo de infecção
De se a prótese infectada pode ser retirada com segurança. 

Fonte:
  • Matteson EL, Osmon DR. Infections of bursae, joints, and bones. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Cecil Medicine. 24th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011:chap 280.
  • Berbari BF, Steckelberg JM, Osmon Dr. Osteomyelitis. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 7th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2009:chap 103.

0 comentários:

Copyright © 2014-FAINOR FACULDADE: Histologia do Cuidar